terça-feira, 25 de outubro de 2011

Painéis: Diálogos construtivos


A SEDA Sabará também terá em sua programação momentos de discussão, voltados para entender melhor o cenário sabarense e da região metropolitana de BH, aproximar os agentes da cadeia produtiva e criar propostas que possam melhorar as condições da área e que ela se torne cada vez mais útil para sociedade, causando transformação social e formando futuros agentes.

Estes momentos se darão através dos Painéis de Debates, um formato mais aberto, direto e propositivo, com uma mesa abrangente e dinâmica formada por pessoas de diferentes linhas de pensamento e atuações. Serão quatro painéis temáticos e uma plenária final, com a proposta de reconhecer e legitimar todas as propostas e discussões feitas durante todos os painéis.  

No dia 31, acontecerá o painel de abertura que irá tratar da cena audiovisual sabarense e o panorama da região metropolitana de BH. É um debate que visa entender melhor o atual momento e busca aproximar agentes, criar o diálogo e fortalecer os já existentes. Participarão desta mesa pessoas importantes da região e da cidade, como Silvino Fernandes, da Casa da Animação de Sabará, Carou Araújo, do Espaço Fluxo, coletivo de artes integradas de BH que vem atuando fortemente também no audiovisual e Marco Aurélio do Curta Minas.
Carou Araújo - Espaço Fluxo (foto divulgação)

No dia 4/11, sexta feira, começará a maratona de painéis. O formato foi pensado para que mais agentes de outras cidades possam vir e aproveitar ao máximo todos os debates, além de deixar a semana mais leve. O primeiro começa às 15h com o tema Transformação social e formação Livre. Neste painel, será debatido o setor audiovisual como grande agente de transformação e para isso, diversos agentes estarão presentes com o intuito de exemplificar e conversar sobre as possibilidades que são multidisciplinares e extensas. O secretário da Educação de Sabará, Alair Firmo será um dos componentes desta mesa, juntamente com Fábio Gruppi da TV Queijo Elétrico, e Renata de Oliveira do CNC Sudeste.
Fábio gruppi - TV Queijo Elétrico (foto divulgação)

Logo em seguida teremos o tema Cineclubes e contará com a presença de Rodrigo Bouillet (RJ), coordenador do Cine Mais Cultura, ação audiovisual do Ministério da Cultura e outros cineclubistas da região. Dentro desta perspectiva, serão debatidos temas como importância dos exibidores, incentivo ao cineclubismo e cineclubes como plataforma de distribuição. Sávio Leite da MUMIA, João Rafael do Cinebrasa (Sabará) e Fred Berli, do coletivo Vatos (Vespasiano) também fazem parte desta mesa.

Rodrigo Bouillet - Cine Mais Cultura (foto divulgação)
No último dia da SEDA Sabará, os painéis se encaminharão para uma discussão mais política, sendo o primeiro do dia exatamente o de Políticas Públicas Audiovisuais. É nele que trataremos das políticas e do momento atual e de sub-temas como direito autoral, distribuição, incentivo e distribuição de recursos entre outros.

Código Aberto, software livre, reforma dos direitos autorais e outras linhas de pensamento na qual o Fora do Eixo se pauta serão trazidas para o painel mostrando o quanto a rede está avançando conjuntamente com agentes independentes que lutam pelos seus direitos e se unem para se fortalecer perante um gigante, que é a grande indústria cinematográfica. Léo Br, representante do PCULT nacional (Movimento suprapartidário que defende toda a cultura no universo político) será o condutor desta mesa que contará também com Daniel Queiroz do Festival Internacional de Curtas e ainda com advogados da área, realizadores e políticos.
Léo BR - Pcult (foto divulgação)


Em seguida para fechar a primeira SEDA Sabará, uma plenária final será realizada no qual todos os participantes das outras mesas, pessoas da sociedade civil, empresas, agentes do poder público e políticos poderão participar. O intuito é construir uma “Carta relato”, uma proposta que possa ser trabalhada de forma continuada tanto pelas demais SEDAS que ainda irão acontecer quanto por outros eventos que queiram dialogar e fortalecer ainda mais através do colaborativismo e do trabalho pautado na geração pós rancor. A carta será criada a partir do desenvolvimento das pautas encaminhadas pelos painéis anteriores.

Confira a programação completa dos Painéis:

31 de outubro
(Painel de abertura)
Tema: Produção Audiovisual sabarense e panorama RMBH
Painelistas: Carou Araújo (Espaço FLUXO/BH), Silvino Fernandes (Casa da Animação/ Sabará), Marco Aurélio (Curta Minas/BH)
Horário: 17h30 às 19h30
Local: Biblioteca Pública Municipal (Rua da República, 58, centro, Sabará)

04 de novembro
Tema: Transformação social e Formação Livre
Painelistas: Rodrigo Bouillet (Cine mais Cultura/RJ),Fábio Gruppi (TV Queijo Elétrico/BH), Renata de Oliveira (CNC Sudeste)
Horário: 15h às 17h
Local: Biblioteca Pública Municipal (Rua da República, 58, centro, Sabará)

Tema: Cineclubes e a nova plataforma de distribuição
Painelistas: Rodrigo Bouillet (Cine mais Cultura/RJ), Fred Berli (Coletivo Vatos) (CNC Sudeste), Sávio Leite (MUMIA) e João Rafael (Cinebrasa/ Sabará)
Horário: 17h30 às 19h30
Local: Biblioteca Pública Municipal (Rua da República, 58, centro, Sabará)

05 de novembro
Tema: Políticas Públicas Audiovisuais
Painelistas: Léo BR (PCULT/ Brasília), Danilo Queiroz (festival Inter. de Curtas)
Horário: 15h às 17h
Local: Biblioteca Pública Municipal (Rua da República, 58, centro, Sabará)

Plenária Final: Construção das propostas a partir dos levantamentos e apontamentos feitos durante a SEDA Sabará 2011.
Horário: 17h30 às 19h30
Local: Biblioteca Pública Municipal (Rua da República, 58, centro, Sabará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário