sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Empreendedorismo Cultural e criativo: Selecionados
Já saiu o resultado dos selecionados para a oficina de Empreendedorismo Cultural e Criativo. São 33 pessoas e mais uma lista de espera. Os inscritos também receberam um e-mail informando sobre a seleção. Confira se você é um dos selecionados e mais informações no site Espaçonave.
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Feriado de muito trabalho e cinema
O feriado dos finados não desmotivou a turma que está participando da oficina de Realização Audiovisual, qque acontece durante toda a semana do Audiovisual do fora do Eixo - A SEDA Sabará 2011. A maioria esteve presente na biblioteca e a missão do dia era organizar os textos, o roteiro, as cenas e as localidades. Por conta do roteiro, foi decidido que boa parte da gravação aconteceria na Casa Fórceps, devido a estrutura necessária. Várias cenas precisariam de um quarto e de outros cômodos.
Gian e os participantes |
A equipe ganha mais um membro, Afrânio que veio direto de Montes Claros, representando o Coletivo Retomada para fazer uma vivência e conhecer o processos que envolvem a realização de uma SEDA. Os alunos se focaram e faltando 10 minutos para o final da oficina a organização e o cronograma de gravação estava pronto. Ao fim, todos os participantes foram até a casa para conhecer o caminho do estúdio improvisado.
A noite o pátio externo da biblioteca ganhou um charme a mais para a sessão: O frio. todos chegaram bem agasalhados e o público foi bem maior do que o primeiro dia. O tema era produção livre. Foram exibidos filmes experimentais de colaboradores do coletivo, como Alice de Vanessa Stephanie e Diga Francês de João Rafael. Várias outras produções de todo país subiram na tela projetada na parede da antiga cadeia. Muragens do Pará e Café Aurora de Pernambuco foram alguns dos destaques.
Sessão da Mostra Produção Livre |
Após a desmontagem, a equipe SEDA volta para a Casa Fórceps refletindo muito sobre os processos e a importância de estar envolvido em uma ação como esta, que envolve além de uma cadeia produtiva audiovisual, veias de amizade e de transformação social, ainda mais com um púbilco tão jovem e disposto a trabalhar como artistas, cineastas e produtores.
Acompanhe a cobertura fotográfica aqui!
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
DF5 curtas abre as Mostras da SEDA Sabará
O segundo dia da SEDA Sabará deu início a oficina de Realização Audiovisual ministrada por Gian Martins, do Coletivo Sem Paredes, de Juiz de Fora. A oficina da sequência ao pilar de formação da SEDA, que em Sabará está sendo trabalhado dde forma bem base, apresentando as perspectivas iniciais do universo audiovisual. A turma é formada por uma maioria feminina e com a idade média de 15 anos. Trabalhou em grupo e no segundo momento, se dividiu para criar o roteiro do filme que será realizado. Duas histórias bem interessantes foram criadas, um drama de uma garota infeliz e problemática e uma lição de moral relacionada a idoneidade. Gian, finalizou a oficina pedindo que os alunos refletissem sobre as histórias, para que na próxima aula, as preparações do curta avancem e o grupo consiga conjuntamente decidir os caminhos desta realização.
Projeção na parede externa da Biblioteca |
A noite, a Bilbioteca Pública Joaquim Sepulveda ganha vida e luz no seu pátio externo, por conta da mostra de filmes. O tema foi DF5 curtas. Uma curadoria selecionou alguns curtas da Distribuidora Fora do Eixo e os exibiu na abertura das exibições da SEDA Sabará. O tímido público ficou vidrado o tempo todo como filme Salto no Vazio, documentário que mostra o processo de gravação da banda sabarense 4intrumental. Em seguida entra o excelente Remixofagia, empolgante e inspirador, verdadeira injeção de ânimo. O terceiro curta veio de uma oficina de realização; Sob o véu de Lenda foi produzido na SEDA Juiz de Fora e para finalizar, entrou o documentário Palco Roosvelt, contando um pouco da história e mostrando o dia a dia da praça Roosvelt.
Público do primeiro dia da mostra |
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Cobertura Colaborativa: Panorama audiovisual Região metropolitana de BH
por Larisssa Umbelino
O primeiro dia da SEDA Sabará contou com uma mesa de discussão, no formato painel, tendo como representantes a gestora pública Kelly Cardozo e os agentes da cultura, Marco Aurélio, integrante do Curta Minas e João Rafael, membro do Coletivo Fórceps e coordenador do cineclube (Cinebrasa). O tema da discussão foi focado no panorama audiovisual de Sabará e Região Metropolitana de BH. Após contextualizar a SEDA e os objetivos desse movimento para a transformação e movimentação do audiovisual, João passou a palavra para Marco que realizou um traçado político/cultural enriquecedor. Em primeiro lugar o Curta minas é um projeto que garante no Estado de MG a produção independente de curtas, muitas vezes taxados de “patinhos feios”, segundo Marco, no panorama do cinema. Promover os documentários ligados a produção independente que estão fora do circuito comercial é o objetivo principal. Marco levantou os pontos de dificuldade em catalogar e mapear os curtas, pois devido a produção intensa com o avanço da tecnologia, o dinamismo e rapidez acabam por “atropelar” as demandas. Outro fator é que há uma carência no que diz respeito a levar esses espaços para o interior, que também é uma demanda produtora. A ideia é levar cooperativas e núcleos que possam difundir e descentralizar o processo que se vincula, na maioria das vezes, à capital. Além disso, levar capacitação para o interior quando os editais foram lançados. Mas mesmo com todas as limitações já existe um catálogo, com produções de 1999 a 2009, em forma de película, ferramenta pouco utilizada hoje.
João Rafael - Coletivo Fórceps |
A partir dessas reflexões, Kelly estendeu o cenário da discussão para a esfera política. O ponto de partida, segundo ela para a movimentação cultural, sem dúvida é o diálogo entre comunidade civil e o poder público. E, em grande parte também da boa vontade e esforço de ambas. Os desafios são encontrar um denominador comum diante de tantas linguagens, desconstruir a cultura de massa, superar a limitação de recursos e ao mesmo tempo cobrá-los das instituições responsáveis. Ela pontuou o audiovisual como foco de atração dos jovens e por isso deve ser incentivado no cenário cultural da cidade, e completou com um elogio ao Coletivo Fórceps pelo trabalho de mobilização e por se tornar grande parceiro cultural.
Retomando a fala, Marco Aurélio falou um pouco das entidades, que segundo ele estão em crise devido a manutenção de um discurso (não só falado mas também como forma de atuação) arcaico que a juventude hoje não reconhece diante de tanto dinamismo tecnológico. E o modo de cativar esta juventude é inovar e contextualizar. Surgiu então da sua fala a proposta de criação de uma plataforma independente para que o material audiovisual possa ser mapeado e catalogado de forma mais centralizada, pois, segundo ele, Youtube e Vimeo são ferramentas que permitem a dispersão e uma grande concorrência com um material desfocado do processo.
Público do painel |
A partir dessas colocações, João pontuou a importância do diálogo entre as redes e a união das plataformas, além da fundamental conexão das identidades (música, audiovisual e letras) de forma a fortalecer este diálogo. Parte daí a necessidade de uma nova política, através da ação de agentes culturais e políticos. Ele cita a importância desses debates como forma de transformação e mobilização social e que o objetivo das SEDAS é que a estes debates seja dada continuidade, para que as propostas e os próprios agentes possam transitar dentro da esfera do processo, conduzindo à construção e transformação. A Kelly fez a colocação de que diante deste processo a postura da rede de coletivos em preocupar-se com o local e o global é muito importante para as ações dos gestores públicos. E em Sabará, o projeto do CMC (Conselho Municipal de Cultura) já foi aprovado na câmara dos vereadores e só aguarda a institucionalização pelo Secretário de cultura da cidade. Marco Aurélio aproveitou o tema do CMC e refletiu sobre as burocracias estatais e a dependência da cultura ainda na figura do Estado. Neste tópico a mobilização social é muito importante nas discussões políticas.
Com a proposta de dar continuidade as discussões, manter o diálogo e a integração, a mesa fechou a discussão deixando claro que as limitações não superam o otimismo de dinamizar e atualizar o cenário cultural, no panorama em foco que foi o audiovisual.
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
SEDA Sabará começa com energia jovem e construção coletiva
O Primeiro dia da SEDA Sabará começou com bastante jovialidade, na oficina de roteiro ministrada por Silvino Fernandes da Casa da Animação. 13 jovens na faixa dos 16 anos se divertiram e externaram toda sua criatividade quando Silvino propos uma leitura dramática de um roteiro, ou quando os mesmos começaram a desenvolver um roteiro conjunto. A proposta é que este roteiro seja levado para a oficina de Realização Audiovisual que começa amanhã, de forma que ele possa ser executado. A oficina começou às 14h e foi transmitida online.
Turma da oficina de Roteiro - SEDA Sabará 2011 |
Silvino apresenta modelos de roteiro |
A abertura oficial da Semana do Audiovisual do Fora do Eixo em Sabará aconteceu às 18h no salão superior com a presença da secretária de Desenvolvimento Social Kelly Cardozo, um dos coordenadores do Curta Minas, Marco Aurélio e João Rafael, representando o Clube de Cinema Fora do Eixo. Além de apresentar a SEDA e seus objetivos, o painel teve como principal pauta a questão da construção colaborativa e a criação de uma rede que englobasse a capital e a região metropolitana de BH.
Painel Panorama Audiovisual RMBH |
Com um público tímido mais porém muito atento, os três painelistas conseguiram atingir a meta que era explanar cada área e se aprofundar na necessidade de entendimento e de transformação. A transmissão online do painel possibilitou outros agentes da cadeia produtiva audiovisual participarem com contribuições. As falas avançaram buscando entender a cena sabarense, o panorama da região metropolitana e as possibilidades existentes. Vários caminhos foram levantados e o Fora do Eixo foi referência no debate, principalmente pelas atuais movimentações e pelo trabalho em rede.
Marco Aurélio (Curta Minas) e João Rafael (Fórceps) |
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Última chamada para oficinas
Vagas estão quase todas preenchidas para as três oficinas oferecidas
As três oficinas ofertadas, São as de Roteiro, Realização Audiovisual e a de Empreendedorismo Cultural e Criativo. Saiba mais sobre as oficinas e garanta sua vaga!
Falta menos de uma semana para a SEDA Sabará e as três oficinas estão com as inscrições se encerrando. Isso se dará quando o limite de cada uma delas chegarem, fato já muito próximo. A equipe SEDA Sabará 2011 resolveu fazer uma última chamada para que mais pessoas tenham a oportunidade de conhecer o universo audiovisual e que sua formação possa ser enriquecida com oficinas livres que visam levar os participantes a um contato mais orgânico a partir da realidade única de cada um, seus interesses e motivações.
Gian Martins - Coletivo Sem Paredes/JF (oficina de realização auidivisual) |
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Painéis: Diálogos construtivos
A SEDA Sabará também terá em sua programação momentos de
discussão, voltados para entender melhor o cenário sabarense e da região
metropolitana de BH, aproximar os agentes da cadeia produtiva e criar propostas
que possam melhorar as condições da área e que ela se torne cada vez mais útil
para sociedade, causando transformação social e formando futuros agentes.
Estes momentos se darão através dos Painéis de Debates, um
formato mais aberto, direto e propositivo, com uma mesa abrangente e dinâmica formada
por pessoas de diferentes linhas de pensamento e atuações. Serão quatro painéis
temáticos e uma plenária final, com a proposta de reconhecer e legitimar todas
as propostas e discussões feitas durante todos os painéis.
No dia 31, acontecerá o painel de abertura que irá
tratar da cena audiovisual sabarense e o panorama da região metropolitana de
BH. É um debate que visa entender melhor o atual momento e busca aproximar
agentes, criar o diálogo e fortalecer os já existentes. Participarão desta mesa
pessoas importantes da região e da cidade, como Silvino Fernandes, da Casa da
Animação de Sabará, Carou Araújo, do Espaço Fluxo, coletivo de artes
integradas de BH que vem atuando fortemente também no audiovisual e Marco Aurélio do Curta Minas.
Carou Araújo - Espaço Fluxo (foto divulgação) |
No dia 4/11, sexta feira, começará a maratona de
painéis. O formato foi pensado para que mais agentes de outras cidades possam
vir e aproveitar ao máximo todos os debates, além de deixar a semana mais leve.
O primeiro começa às 15h com o tema Transformação
social e formação Livre. Neste painel, será debatido o setor audiovisual como
grande agente de transformação e para isso, diversos agentes estarão presentes
com o intuito de exemplificar e conversar sobre as possibilidades que são
multidisciplinares e extensas. O secretário da Educação de Sabará, Alair Firmo
será um dos componentes desta mesa, juntamente com Fábio Gruppi da TV Queijo Elétrico, e Renata de Oliveira do CNC Sudeste.
Fábio gruppi - TV Queijo Elétrico (foto divulgação) |
Logo em seguida teremos o tema Cineclubes e contará com a presença de Rodrigo Bouillet (RJ), coordenador do Cine Mais Cultura, ação audiovisual do
Ministério da Cultura e outros cineclubistas da região. Dentro desta
perspectiva, serão debatidos temas como importância dos exibidores, incentivo
ao cineclubismo e cineclubes como plataforma de distribuição. Sávio Leite da MUMIA, João Rafael do Cinebrasa (Sabará) e Fred Berli, do coletivo Vatos (Vespasiano) também fazem parte desta mesa.
Rodrigo Bouillet - Cine Mais Cultura (foto divulgação) |
No último dia da SEDA Sabará, os painéis se encaminharão
para uma discussão mais política, sendo o primeiro do dia exatamente o de Políticas
Públicas Audiovisuais. É nele que trataremos das políticas e do momento atual e
de sub-temas como direito autoral, distribuição, incentivo e distribuição de
recursos entre outros.
Código Aberto, software livre, reforma dos direitos autorais
e outras linhas de pensamento na qual o Fora do Eixo se pauta serão trazidas
para o painel mostrando o quanto a rede está avançando conjuntamente com
agentes independentes que lutam pelos seus direitos e se unem para se
fortalecer perante um gigante, que é a grande indústria cinematográfica. Léo
Br, representante do PCULT nacional (Movimento suprapartidário que defende toda
a cultura no universo político) será o condutor desta mesa que contará também com Daniel Queiroz do Festival Internacional de Curtas e ainda
com advogados da área, realizadores e políticos.
Léo BR - Pcult (foto divulgação) |
Em seguida para fechar a primeira SEDA Sabará, uma plenária
final será realizada no qual todos os participantes das outras mesas, pessoas
da sociedade civil, empresas, agentes do poder público e políticos poderão
participar. O intuito é construir uma “Carta relato”, uma proposta que possa
ser trabalhada de forma continuada tanto pelas demais SEDAS que ainda irão
acontecer quanto por outros eventos que queiram dialogar e fortalecer ainda mais
através do colaborativismo e do trabalho pautado na geração pós rancor. A carta
será criada a partir do desenvolvimento das pautas encaminhadas pelos painéis
anteriores.
Confira a programação completa dos Painéis:
31 de outubro
(Painel de abertura)
Tema: Produção Audiovisual sabarense e panorama RMBH
Painelistas: Carou Araújo (Espaço FLUXO/BH), Silvino Fernandes (Casa da Animação/ Sabará), Marco Aurélio (Curta Minas/BH)
Horário: 17h30 às 19h30
Local: Biblioteca Pública Municipal (Rua da República, 58, centro, Sabará)
04 de novembro
Tema: Transformação social e Formação Livre
Painelistas: Rodrigo Bouillet (Cine mais Cultura/RJ),Fábio Gruppi (TV Queijo Elétrico/BH), Renata de Oliveira (CNC Sudeste)
Horário: 15h às 17h
Local: Biblioteca Pública Municipal (Rua da República, 58, centro, Sabará)
Tema: Cineclubes e a nova plataforma de distribuição
Painelistas: Rodrigo Bouillet (Cine mais Cultura/RJ), Fred Berli (Coletivo Vatos) (CNC Sudeste), Sávio Leite (MUMIA) e João Rafael (Cinebrasa/ Sabará)
Horário: 17h30 às 19h30
Local: Biblioteca Pública Municipal (Rua da República, 58, centro, Sabará)
05 de novembro
Tema: Políticas Públicas Audiovisuais
Painelistas: Léo BR (PCULT/ Brasília), Danilo Queiroz (festival Inter. de Curtas)
Horário: 15h às 17h
Local: Biblioteca Pública Municipal (Rua da República, 58, centro, Sabará)
Plenária Final: Construção das propostas a partir dos levantamentos e apontamentos feitos durante a SEDA Sabará 2011.
Horário: 17h30 às 19h30
Local: Biblioteca Pública Municipal (Rua da República, 58, centro, Sabará)
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Empreendedorismo cultural e criativo
A Semana do Audiovisual Sabará tem mais uma oficina confirmada; Empreendedorismo Cultural e Criativo. Artistas, gestores, produtores, ativistas, jornalistas culturais e pessoas interessadas em se inserir na cadeia produtiva cultural poderão se capacitar, através do compartilhamento de ferramentas, alternativas, estratégias, modelos e soluções de forma totalmente gratuita.
A oficina será ministrada por Rafaela Cappai, da Espaçonave - Associação para o Fomento do Empreendedorismo Artístico e Cultural. Rafaela fez seu mestrado em Empreendedorismo Cultural e Criativo na Goldsmiths University of London e traz agora para o Brasil a experiência adquirida e suas aplicações em terras brasileiras.
Até 25 pessoas poderão participar da oficina que se
iniciará na SEDA no dia 05 de novembro e seguirá por mais três dias,
06, 12 e 13 de Novembro, sempre aos sábados e domingos de 9h às 13h. A
abertura da oficina acontecerá na Biblioteca Joaquim da Costa Sepúlveda
e os demais dias na Casa Fórceps, espaço cultural e residência criativa
do Coletivo Fórceps. As inscrições vão de 19 de Outubro até 02 de
Novembro e poderão ser feitas aqui. O resultado dos selecionados será divulgado no dia 03 de Novembro.
A oficina faz parte do projeto Diário de Viagem: Experiência
Compartilhada na Formação de Empreendedores Culturais patrocinado pela
Vivo, através do Programa Conexão Vivo e conta com o apoio da Lei
Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, Gorila Branco Conteúdo
Audiovisual e Coletivo Fórceps. Assista o vídeo e saiba mais sobre a
oficina:
terça-feira, 18 de outubro de 2011
Primeiro longa de Roraima será exibido na SEDA Sabará
Em meio a grandes produções hollywoodianas milionárias repletas de tecnologia e grandes estrelas, eis que mais uma vez o país chapa quente prova que nada substitui o talento, a criatividade e principalmente o jeito brasileiro de fazer acontecer.
Pense bem: Você acha possível fazer um bom filme com um orçamento menor que R$1000? Alex Pizano, não só fez como o disponibilizou através da DF5, a distribuidora Fora do Eixo que ganha corpo e fortalece seu acervo a cada dia. Trata-se do longa "Remanescente das Sombras", lançado em 2008 e no meio deste ano pela DF5 e que será exibido na SEDA Sabará no dia 03/11 (quinta feira) gratuitamente. A faixa etária indicada é de 16 anos.
O filme também é o primeiro longa metragem produzido totalmente no estado de Roraima, e se deu principalmente pela paixão de todos envolvidos, o prazer de fazer cinema e a dedicação da equipe. Confira o trailler e se prepare para esta emocionante ficção brasuca!
O filme também é o primeiro longa metragem produzido totalmente no estado de Roraima, e se deu principalmente pela paixão de todos envolvidos, o prazer de fazer cinema e a dedicação da equipe. Confira o trailler e se prepare para esta emocionante ficção brasuca!
Filme: Remanescente das Sombras
Gênero: Policial/Ação
Duração: 120 min
Ano de produção: 2008/2009
Direção: Alex Pizano
Produção: Farley dos Santos
Elenco principal: Bruno Gamartz, Orib Ziedson, Nando Soares, Leo Antonucci, Lorrane Aesha, Samya Mota e Telmo Jerferson.
Censura: 16 anos
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Abertas as inscrições para oficinas da SEDA Sabará 2011
A Semana Audiovisual Fora do Eixo Sabará, a SEDA, já tem algumas oficinas confirmadas e com as inscrições abertas ao público. Durante uma semana, a população sabarense de diferentes gerações poderá conhecer mais e aprender de forma livre sobre algumas frentes da cadeia produtiva do Audiovisual. São duas opções já disponíveis sem restrições ou exigência para participação, saiba mais sobre cada uma delas:
Oficina de Roteiro
Nesta Oficina os alunos terão um primeiro contato com a linguagem audiovisual e terão a oportunidade de aprender diferente técnicas narrativas. Aprenderão na prática todo o processo de produção e desenvolvimento do roteiro passando por locações, personagens.Oficina de Roteiro
A oficina será ministrada por Silvino Fernandes, natural da cidade mineira de Mantena, que estudou e trabalhou na Suíça e em Portugal na área de animação gráfica, dirigiu peças teatrais e filmes de animação, voltados, principalmente, ao público infantil. Após 17 anos, o diretor retornou ao Brasil e inaugurou a casa da Animação em Sabará como uma forma de aplicar a sua experiência em terras lusitanas.
Conheça um pouco do trabalho da Casa da Animação:
Oficina de Realização Audiovisual
A Oficina Base de realização audiovisual da SEDA tem como objetivo oferecer um primeiro contato com as técnicas de produção audiovisual àqueles que não tem proximidade com esta linguagem. Por outro lado, a oficina visa também o aprimoramento da técnica daqueles já familiarizados com a linguagem, através da troca de informações entre ofineiros, oficinantes e realizadores.
O ministrante é Gian Martins, membro do Fora do Eixo, Coordenador do Coletivo Sem Paredes e Sócio da LupaVídeo, da cidade mineira de Juiz de Fora. Durante a oficina os participantes passam por todas as etapas do Audiovisual e produzem um curta. Esta oficina ocorre em quase todas as SEDAs com grandes resultados como o que você pode conferir abaixo:
As incrições são limitadas, garanta já sua vaga preenchendo o seguinte formulário:
Assinar:
Postagens (Atom)